.

"Não basta que os resultados das Investigações sejam conhecidos. elaborados e aplicados por alguns poucos especialistas. Se os conhecimentos científicos limitam-se a um pequeno grupo de homens, debilita-se mentalidade filosófica de um povo, que assim caminha para o seu empobrecimento espiritual". Albert Einstein

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Expedição do Instituto Guará registra indivíduos de uma das aves mais belas e ameaçadas do Brasil

O guará (Eudocimus ruber), ave de uma beleza única devido ao vermelho forte de sua plumagem, encontra-se ameaçada de extinção no Estado do Paraná. Por ser fortemente dependente de manguezais e ambientes de características semelhantes, às consequentes invasões imobiliárias, poluição, desmatamento e caça, deixam mais vulneráveis as condições de vida para as suas populações.

Com o apoio da Fundação o Boticário de Proteção a Natureza e do Centro de Estudos do Mar – CEM/UFPR, o projeto propõe acompanhar o retorno do guará ao litoral do Paraná, fato que não ocorria de maneira substancial há décadas. Diante desse quadro, estão sendo geradas informações referentes à biologia da espécie, principalmente em relação ao mapeamento das áreas de alimentação, repouso e reprodução. As aves já deram o ar da graça, e por estarem com uma bela coloração vermelho vivo, os pesquisadores esperam que as condições ambientais do litoral do Paraná, estejam favoráveis para a readaptação dos grupos avistados. Esperamos que as informações geradas pelo estudo possam embasar políticas públicas para conservação da espécie no Estado e de seu ambiente de ocorrência.

Curiosidades do guará:

Consideradas por muitos a ave mais espetacular do planeta, devido especialmente a sua magnífica coloração vermelho carmesim, o guará exibe sua elegância através de seu caminhar cuidadoso e de suas belas plumas quando alça vôo. Essa beleza é proveniente de seu próprio ambiente, em especial dos caranguejos. Os caranguejos, base de sua alimentação, possuem uma substância chamada carotenóide e é ela a responsável pela pigmentação das plumas dos guarás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isso?