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"Não basta que os resultados das Investigações sejam conhecidos. elaborados e aplicados por alguns poucos especialistas. Se os conhecimentos científicos limitam-se a um pequeno grupo de homens, debilita-se mentalidade filosófica de um povo, que assim caminha para o seu empobrecimento espiritual". Albert Einstein

terça-feira, 27 de julho de 2010

Produtos Oficina Educação Ambiental na Escola Proj. Juriti

Entre os eixos estruturantes do projeto Juriti, financiado pelo CASA/EGP e com parcerias do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente CJ Arenito Caiuá, Instituto Ambiental do Paraná IAP regional de Paranavaí, Prefeitura Municipal de Querência do Norte e Rede de Monitores Ambientais dos Corredores de Biodiversidade REMAVOU (Centro de Referência Estação Ecológica do Caiuá), está a realização da Educação Ambiental (E.A.) no Colégio Centrão. Prevendo trabalhar uma educação ambiental participativa que proporcione um dia a dia mais criativo e dinâmico na escola, o projeto iniciou as atividades de E.A. na Oficina de Futuro através da metodologia da "Árvore dos Sonhos" com alunos e professores e foi elaborado um plano de trabalho para as ações de educação ambiental com a escola.
Após ter trabalhado educomunicação e biodiversidade local entendendo que havia necessidade de estruturar uma educação ambiental que não fosse somente pontual, elaborou e executou-se a primeira oficina de educação ambiental para os professores, diretores e funcionários do Colégio Centrão.

A mesma foi realizada nas dependências do Colégio Centrão na data do dia 23 de Julho tendo o objetivo de instrumentalizar a comunidade escolar com ferramentas de uma educação ambiental contínua, participativa, construtiva, crítica, transformadora e emancipatória.

Figura 01: Foto dos participantes da Oficina construindo o contrato de convivência.
Afim de promover integração dos participantes e valorização do educador, realizou-se para iniciar as atividades a Vivência "Cuidando do Cuidador" com troca de saberes, resgate cultural e imerção psicopedagógica utilizando técnicas de Andragogia para o aprendizado adulto.

Figura 02: Foto da Vivência "Cuidando do Cuidador".

Posterior, com o intuíto de contextualização: "Qual Meio Ambiente estamos falando" e da visualização da crise ambiental como evidência de uma crise civilizatória conhecendo um pouco do processo histórico de uso e apropriação dos recursos naturais foi trabalhado o texto do Prof. José Silva Quintas "A questão Ambiental: Um pouco de História não faz mal a ninguém" através da metodologia do EDG (Estudo Dirigido em Grupo).

Feito a apresentação e discussão dos grupos para complementar a atividade foi realizado o estudo do curta "História das Coisas" e realizada uma roda de conversa a luz do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

Figura 03: Foto do trabalho em um dos grupos na discussão do texto "A questão ambiental: Um pouco de História não Faz mal a ninguém".

Já inseridos na Educação Ambiental os grupos desenvolveram a introdução e conceituação do tema através de um estudo de caso do Livro "Gestão Ambiental Pública" e das várias identidades da Educação Ambiental Brasileira com ênfoque para a Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória e Ecopedagogia (textos e livros de José Silva Quintas, Carlos Frederico B. Loureiro e Carlos Brandão).

Em plenária utilizando a metodologia do Planejamento Participativo e Modelo Colaborativo fez-se a iniciação do Plano de Ação para a Educação Ambiental do Colégio Centrão tendo como norte a Agenda 21, o Conselho Escolar e Comunitário, Grêmio Estudantil, a formação da Comissão de Qualidade de Vida e Meio Ambiente COMVIDA, Educomunicação, Conferência Escolar de Meio Ambiente, Conflitos socioambientais locais, etc. O plano de ação está em construção e pretende-se, posterior longo processo participativo, utilizá-lo para que a Educação Ambiental seja de fato parte da vida de todos no Colégio Centrão, Porto Natal, Município de Querência do Norte/PR.

Figura 04: Foto dos participantes na construção coletiva do Plano de Ação de Educação Ambiental do Colégio Centrão.

Finalizamos considerando que a Educação, antes de ser um procedimento formal de escolarização, é um processo livre, em tese, de relação entre pessoas e grupos, que busca maneiras para reproduzir e/ou recriar aquilo que é comum, seja como trabalho ou estilo de vida, a uma sociedade, grupo ou classe social (portanto não deve ser romântica como aplicada muitas vezes na Educação Ambiental em si).

Dentro desse amplo cenário em que nos movemos, a educação ambiental é definida como uma práxis educativa e social que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável de atores sociais individuais e coletivos no ambiente. Dessa forma, podemos afirmar que, para a real transformação do quadro de crise em que vivemos, a educação ambiental, por definição, é elemento estratégico na formação de ampla consciência crítica das relações sociais e de produção que situam a inserção humana na natureza. Essa consciência é entendida no sentido proposto por Paulo Freire que implica o movimento dialógico entre o desvelamento crítico e a ação social transformadora, segundo o princípio de que seres humanos se educam reciprocamente e são mediados pelo mundo.

Não se pode falar em sustentabilidade quando se tem modelos excludentes, participação e construção coletiva são caminhos bem suscedidos para uma sociedade sustentável.

A Oficina proporcionou a permuta de muitos saberes e é apenas um primeiro passo para a construção de uma educação ambiental duradoura e criativa no Colégio Centrão. Parabéns a todos que participaram.

Por: Kellyton

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